Histórias Daqui e Dali II - Histórias coletivas no âmbito do tema da igualdade de género

Atualizado: Abr 28


Fonte: Fábrica de Histórias 

http://www.fabricadehistorias.pt/PDF/HDD_2019_EN_c.pdf


Imaginem uma história contada a partir de um problema comum, o da igualdade de género, que pode afetar qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Para contá-la, uma criança dá uma ideia que as outras crianças discutem, completam ou modificam. Neste processo, têm que tomar consciência das próprias vivências ou experiências de vida, lidar com as suas – e as dos outros - opiniões e emoções e tomar decisões, o que nem sempre é fácil.


E se depois esta história viajasse para um outro país onde outras crianças a leem e interpretam e ilustram? E se esta ilustração utilizasse elementos do quotidiano que fazem parte do dia-a-dia de todos os povos, como por exemplo as especiarias ou os tecidos? Para além do aroma único desta experiência e do prazer que ela representaria para os sentidos, tomaríamos provavelmente consciência de que aquilo que nos une uns aos outros prevalece face às nossas diferenças.


De forma resumida, esta foi a experiência de transformação, pessoal e coletiva, que crianças e jovens de três escolas de três diferentes continentes - Santa Cruz High School (Índia), Escola Primária Completa Unidade 23 (Moçambique), EB 2,3 M. Alberta Menéres (Portugal) - realizaram no âmbito do projeto coletivo “Histórias daqui e dali” (“Stories from here and beyond”), da iniciativa da livraria Cabeçudos – Cabeças com ideias e da Avoar - Associação para a educação artística e as literacias, em parceria com a ONG indiana Communnicare trust e que conta com a chancela da Unesco, entre outros parceiros associados.


O lançamento do livro digital que reúne as histórias ilustradas das crianças dos três países e, no qual a RBE participou a convite da escola portuguesa, ocorreu a 16 de dezembro de 2019, na Casa da Juventude da Tapada das Mercês (Lisboa); outras informações sobre o Making off do processo de escrita e ilustração do livro encontram-se reunidas na Fábrica de histórias da livraria.

Este projeto de leitura, de escrita e de ilustração une pessoas e Estados em prol da construção coletiva de uma obra que perdurará para memória das futuras gerações.


Ler mais:

CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género


#Interculturalidade

0 visualização
RBE_rect.png
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook